Olá, somos alunos da Escola Secundária de Penafiel e decidimos no âmbito da disciplina de Área de Projecto criar este blogue sobre o Bullying. Escolhemos este tema porque é um fenómeno recente na nossa sociedade, pelo que ainda pouco aprofundado. Consideramos tratar-se de um problema que merece a atenção e envolvimento de todos, de forma a combater este problema, pois todos devem estar alerta, pois o bullying é um problema grave à escala mundial, que pode levar por exemplo à depressão, à perda de auto-estima e, em última instância, ao suicídio, conhecido por “bullycide” e assim perante estas consequências encontrar um modo de resposta a uma variedade de factores externos pertencentes ao mundo da vítima.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Afinal o que é o bullying?

Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.  O agressor é normalmente uma pessoa com uma baixa resistência à frustração e com dificuldades a nível da socialização. A vitima, por sua vez, tende a ser uma pessoa introvertida, com baixa auto-estima, que não reage nem se queixa. Os adolescentes e crianças vêem a violência como estratégia para se afirmarem perante si próprios e perante os outros. O bullying pode ser visto como uma discriminação, um exemplo disso mesmo é quando alguém nos diz que nosso cabelo está estragado e nós corremos de imediato para o espelho mais rápido para o compor, isto se repetindo mais que uma vez, dia após dia a pessoa sente-se culpada por ter ou por não ter algo, chegando a ficar numa situação bastante insuportável, levando ao seu desanimo, e diminuição da sua auto-estima.
 Por outro lado, o bullying aparece muitas vezes escondido porque tende, por um lado, a ocorrer em locais afastados da vigilância de adultos e, por outro lado, a ser confundido com brincadeiras de miúdos. Claro que o conflito está presente no dia-a-dia do jovens mas quando este passa para uma agressividade repetida, algo de errado se passa.  Em geral as vitimas sofrem represálias por parte dos seus colegas não só por características físicas mas também intelectuais, que tanto pode acontecer dentro ou fora da escola. Infelizmente ainda se pergunta: “brincadeiras próprias da idade?” Absolutamente que não, são actos agressivos, intencionais e repetitivos que ocorrem sem motivação evidente. Pode-se afirmar, através de estudos mundiais que, de 5% a 35% dos alunos estão envolvidos nesse tipo de comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário